top of page

Quando Devo Levar Minha Ave ao Veterinário?



Muitas espécies de pássaros de estimação têm uma longa vida útil, e a maioria das pessoas que obtém um companheiro ou um pássaro espera um relacionamento gratificante e de longo prazo. Um veterinário de aves, monitorando a saúde de sua ave, pode desempenhar um papel vital nesse objetivo. O Association of Avian Veterinarians (AAV) recomenda exames regulares para aves de companhia para garantir que vivam uma vida plena e saudável.


Aprenda a Melhorar o Ambiente e Alimentação de Sua Ave


Seu veterinário aviário pode aconselhá-lo sobre as características das muitas espécies de aves de estimação para ajudá-lo a decidir qual seria o mais adequado para você. Um veterinário de aves também pode ensiná-lo a identificar sinais óbvios de doença, o que o ajudará a escolher uma ave saudável. A saúde das aves é difícil de avaliar, e o conhecimento de como reconhecer uma ave saudável é uma ferramenta valiosa.


Check-up Após Adquirir Sua Ave


Ao comprar um gato ou cachorro, costuma-se levar o novo animal de estimação a um veterinário para um exame de saúde. Essa mesma verificação de saúde é importante para uma ave recém-comprada, não apenas para a sua segurança, mas também para proteger a saúde de outras aves, animais de estimação e até mesmo das pessoas em casa. Muitas doenças e outros problemas de saúde não são óbvios apenas olhando para o pássaro. Um veterinário de aves é treinado para reconhecer sinais sutis que indicam problemas de saúde e pode usar testes para rastrear problemas não visíveis no exame físico. Pergunte ao seu veterinário aviário sobre testes de triagem para bactérias, vírus e parasitas e sobre exames de sangue para monitorar a função de órgãos e outros processos fisiológicos. Um exame de sangue também deve ser feito para determinar o sexo do seu pássaro, pois machos e fêmeas podem ter problemas de saúde diferentes.


Aprenda a Melhor Casa e Alimente Seu Pássaro


Seu veterinário pode recomendar uma gaiola apropriada com poleiros adequados, brinquedos divertidos, comedouros forrageiros, fontes de água e outros acessórios de gaiola para garantir que seu pássaro esteja confortável e seguro. Seu veterinário aviário também pode fazer recomendações para alimentar sua Ave adequadamente e quais guloseimas são saudáveis ​​e seguras para dar ao seu novo pet.


Tenha um Pássaro Bem Treinado e Responsivo


Seu veterinário aviário pode explicar comportamentos normais e anormais e podem ajudar com modificações comportamentais para que você possa realmente desfrutar da companhia de seu pássaro de estimação. Os pássaros precisam aprender que morder, gritar e outros comportamentos indesejados são inaceitáveis ​​no ambiente doméstico e, ao mesmo tempo, os proprietários devem ter expectativas realistas de um pássaro de estimação. O bem-estar psicológico do dono e da ave são igualmente importantes para estabelecer e manter um bom relacionamento.


Exame Anual de Saúde


O AAV (Association of Avian Veterinarians) recomendam que você leve seu pássaro a um veterinário de aves no mínimo uma vez ao ano. Visitas anuais permitem que seu veterinário:


1) estabelecer valores normais que podem ser usados ​​como linha de base,


2) para detectar problemas que não podem ser vistos. Doenças e outros problemas de saúde em aves podem ser difíceis de identificar, e, consequentemente, uma verificação anual de saúde é essencial na prevenção e detecção precoce de doenças.


Lembre-se: ter um animal é um ato de amor, mas acima de tudo, é um ato de responsabilidade!


_____________________________________________________________________

Artigo produzido pela Dra. Luana Desie, médica veterinária CRMV/SP: 52005. Formada em 2019, pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em bem-estar de animais silvestres e exóticos. É a responsável pelo “Consultório das Aves”, uma clínica focada nos cuidados dos psitacídeos em domicílio.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page